Como Fazer um Currículo de Sucesso

Criar um currículo de sucesso é fundamental para se destacar no processo de busca por emprego. Aqui estão algumas diretrizes e dicas para ajudá-lo a elaborar um currículo eficaz:

1. Informações Pessoais:

  • Nome completo
  • Endereço atual
  • Número de telefone
  • Endereço de e-mail profissional

2. Objetivo Profissional

  • Um breve resumo do seu objetivo de carreira. Isso pode ser útil se você estiver buscando posições específicas.

3. Resumo ou Perfil Profissional:

  • Destaque suas principais habilidades, experiências e conquistas em poucas frases.
  • Chame a atenção para o que você pode oferecer ao empregador.

4. Experiência Profissional:

  • Liste suas experiências de trabalho em ordem cronológica inversa (do mais recente para o mais antigo).
  • Inclua o nome da empresa, cargo, período de trabalho e responsabilidades principais.
  • Use verbos de ação para descrever suas realizações (por exemplo, “liderou”, “implementou”, “conduziu”).

5. Educação:

  • Informe sua formação acadêmica em ordem cronológica inversa.
  • Inclua o nome da instituição, o curso, a data de formatura e, se relevante, as honras ou prêmios recebidos.

6. Habilidades Técnicas e Pessoais:

  • Destaque as habilidades que são relevantes para o trabalho desejado.
  • Divida as habilidades entre técnicas (software, línguas, etc.) e habilidades interpessoais (comunicação, trabalho em equipe, liderança).

7. Certificações e Treinamentos:

  • Liste certificações relevantes para o cargo e treinamentos adicionais que você concluiu.

8. Projetos e Conquistas (Opcional):

  • Destaque projetos específicos ou realizações notáveis que demonstram suas habilidades e experiências.

9. Idiomas (Opcional):

  • Liste os idiomas que você fala e o seu nível de proficiência.

10. Atividades Voluntárias (Opcional):

  • Inclua experiências voluntárias que possam ser relevantes para a posição desejada.

11. Design Limpo e Profissional:

  • Mantenha o layout simples e fácil de ler.
  • Use uma fonte profissional e escolha um tamanho de letra legível.
  • Utilize espaçamento adequado e destaque seções importantes.

12. Revisão e Personalização:

  • Revise cuidadosamente o currículo quanto a erros gramaticais e de digitação.
  • Adapte o currículo para atender às especificidades de cada vaga, destacando experiências e habilidades relevantes.

13. Anexe uma Carta de Apresentação (Opcional):

  • Se a aplicação permitir, inclua uma carta de apresentação breve destacando suas motivações e como você pode contribuir para a empresa.

Ao seguir essas diretrizes, você estará mais bem preparado para criar um currículo impactante e aumentar suas chances de atrair a atenção dos recrutadores.

Neste Artigo vamos deixar alguns modelos que você poderá se basear.

 

Modelo de Currículo Estudante

 

Por que deste modelo?

Aqui, todo o destaque vai para a formação acadêmica – o elemento que mais interessa aos recrutadores de estudantes ou profissionais em sua primeira aventura no mercado de trabalho.

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Modelo de Currículo Estagiário

 

No campo de informações adicionais pode constar trabalho voluntário, uma possível porta de entrada para empresas que tenham uma área de responsabilidade social forte.

O diferencial deste modelo é o destaque para área de interesse, formação e idiomas

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Modelo de currículo Trainee

“Pode não ser relacionada à área, mas mesmo assim é um diferencial”, diz Larissa. No campo experiência profissional vale colocar experiência em empresa júnior e trabalhos informais, desde que haja um contato para referências. Erros comuns, segundo a especialista, ocorrem na especificação do nível de proficiência, que deve ser ancorada em testes formais e também no campo de vivência internacional. “ Muitas pessoas querem contar toda a história da experiência no exterior. O ideal é apenas mencionar brevemente a escola ou a empresa, o país, o período e deixar para conversar na entrevista”

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Especialista ou gestor júnior

Este formato de CV é adequado para essa fase porque tem foco na especialização do profissional, geralmente orientada à sua área de interesse. O modelo também põe em destaque a execução de atividades, além de informar as atribuições e responsabilidades em cada cargo, bem como certificações e cursos relevantes.

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